Como fazer Bolo Aniversario - Fidu

Como fazer bolo de aniversário apto para alergia, intolerância e celíacos

Numa festa de aniversário não pode faltar o Bolo de Aniversário. Para quem lida com alergia alimentar, intolerância ou doença celíaca, ter um bolo de aniversário seguro, e com aspeto e sabor deliciosos pode ser um desafio. Porque num bolo de aniversário convencional, podemos encontrar os mais variados alergénios, trigo e glúten, ovos, leite e lactose, frutos secos e amendoins, entre outros, para além de vestígios de alergénios escondidos.

Muitas vezes, em casos de restrições alimentares, fazer um bolo de aniversário caseiro, é a solução escolhida para garantir a segurança e evitar contaminações cruzadas com alergénios. Para facilitar este processo, organizámos um passo a passo para fazer o bolo de aniversário perfeito e inclusivo, adequado à maioria das alergias, intolerâncias, doença celíaca e também a vegetarianos e veganos.

 

Como selecionar uma receita de bolo de aniversário

  1. Escolher o sabor da base do bolo

Chocolate ou massa Tradicional são as escolhas mais comuns porque tendem a agradar a todos. Afinal, bolos de aniversário são para partilhar! Bolo de baunilha, laranja ou cenoura são também opções populares.

Para uma base de bolo fofa, versátil e descomplicada, sem glúten, sem ovos, sem leite nem derivados, bastam 3 ingredientes: um Preparado de Bolo Fidu, óleo vegetal e água.

Pode ainda adicionar sabores ao Preparado Tradicional, juntando alguns ingredientes simples:

- um pouco de baunilha,

- raspa e/ou sumo de laranja ou limão,

- cenoura ralada,

- outras frutas ou legumes à sua escolha.

 

  1. Como escolher o tamanho do bolo?

Um bolo redondo de 20 ou 23 cm é o mais típico, mas são cada vez mais populares os bolos mais altos e com diâmetro menor.

Em termos de rendimento, 1 Preparado de Bolo Fidu de 500g, rende um bolo de 900g, o que numa forma redonda de 20-22cm equivale a cerca de 12 fatias, numa forma retangular pode dar até 15 fatias. Use esta referência para calcular a quantidade de preparados a utilizar e o tamanho da forma de acordo com o número de convidados.

Caso pretenda fazer um bolo de duas camadas, a solução mais fácil e prática é assar cada camada separadamente. Dessa forma, o bolo levará menos tempo a assar, por isso deve ajustar o temporizador para 10-15 minutos antes, e verificar o cozimento usando um palito.

Pode também cozer todo a massa de uma só vez numa forma mais pequena (18 a 20 cm) e cortar ao meio para rechear. Para isso deve certificar-se de que o bolo está bem cozido por dentro e bem arrefecido para evitar que esfarele ao cortar.

 

  1. Escolher os ingredientes certos

Se vai fazer um bolo para uma festa em que o aniversariante ou algum dos convidados têm alergias ou intolerâncias alimentares, deve ter em atenção a escolha dos ingredientes que utiliza, de forma a manter o bolo seguro para todos. Os Preparados para Bolos Fidu são isentos dos 14 alergénios de declaração obrigatória na rotulagem em Portugal e nos países da União Europeia, acomodando a maiorias das alergias e intolerâncias alimentares. No entanto, existem outras alergias para além dos 14, pelo que deve certificar-se se não há alergia a nenhum dos ingredientes descritos na embalagem.

Para além disso, deve ler bem os rótulos de todos os ingredientes que adicionar na preparação do bolo, e de coberturas e recheios. Veja aqui como identificar a presença de alergénios e vestígios na rotulagem.

 

  1. Dicas para cobertura e recheio para bolo de aniversário

Um bolo de aniversário apto para alérgicos, celíacos ou outras intolerâncias, não precisa de ser simples e aborrecido. Pode usar os Preparados Fidu como base e fazer um bolo mais elaborado, com coberturas ou recheios. Pode encontrar várias inspirações no nosso Blog de Receitas e deixamos-lhe também algumas dicas abaixo para alternativas às coberturas e recheios mais comuns:

  • Chocolate:

Pode fazer uma cobertura de chocolate cremosa com 4 ingredientes:  cacau em pó, margarina vegetal, açúcar e bebida vegetal; ou crocante, derretendo uma barra de Chocolate Fidu. Pode também utilizar o Creme de Cacau Fidu como recheio ou cobertura. (Dica: Em tempo frio, pode derreter em banho-maria ou no microondas para ser mais fácil de espalhar.)

  • Buttercream ou Creme de manteiga:

Tanto para recheio como para cobertura temos uma solução rápida e fácil para um Buttercream vegan e sem glúten, com o Mix para Buttercream Fidu, só precisa de juntar margarina vegetal e água e bater com a batedeira para formar estrutura e textura fofa. (Dica: A escolha da margarina pode influenciar a textura final, deve evitar a margarina de barra, pois fica com textura mais densa.)

Pode cobrir o bolo completamente ou barrar uma camada fina ao estilo “Naked cake”, e fazer decorações a gosto com um bico de pasteleiro.

  • Natas vegetais:

Pode usar natas vegetais para bater ou chantilly vegetal já pronto para decorar a gosto, tanto como cobertura como recheio.

  • Fruta:

Pode optar por uma versão mais saudável e decorar com fruta a gosto. (Sugestão: Frutos vermelho e hortelã fazem uma decoração simples e fantástica.) Pode polvilhar com açúcar em pó ou complementar com decorações de chocolate, buttercream ou natas vegetais.

Pode também utilizar compotas ou cremes de fruta.

  • Glacê simples:

Uma cobertura simples poderá ser um glacê feito à base de sumo de lima / limão ou laranja e açúcar. Veja aqui a nossa receita de glacê.

  • Pasta de açúcar:

Outra opção, mais elaborada, será cobrir com pasta de açúcar, rechear e decorar a gosto.

 

  1. Evite contaminações com alergénios durante a preparação

Para além da escolha dos ingredientes adicionais conforme referimos no ponto 3, deve ter atenção aos cuidados na preparação para evitar a contaminação com alergénios.

 

Gostou destas dicas? Veja também mais Dicas e receitas para uma festa de aniversario inclusiva.

 

Todos os produtos Fidu referidos, estão disponíveis na nossa loja online.

×